19 de agosto de 2010

“A sociedade nunca deve cruzar os braços”, disse Dom Jaime em lançamento conjunto


Cerca de 200 pessoas entre políticos, economistas, sociólogos, estudantes de Direito, e agentes pastorais lotaram na noite da última quarta-feira, dia 18, o auditório da Cúria Diocesana, centro de Campina Grande. Eles prestigiaram o lançamento conjunto, na Diocese de Campina Grande, da Campanha “Voto Vendido, Povo Vencido” do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, do 16º Grito dos Excluídos e do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra.

A mesa de lançamento foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, e composta pelo Vigário-Geral da Diocese, Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, a Presidente da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PB, a Juíza Federal Niliane Meira, bem como o Vice-Presidente da escola, o Juiz João Ricardo Coelho.

Também compuseram a mesa, a coordenadora executiva da ONG Centro de Ação Cultural (Centrac), Laudicéia Araújo, o coordenador da Dimensão Sócio-Transformadora da Diocese, Padre João Barbosa, e uma das coordenadoras da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Diocese, Vanúbia Martins.

De acordo com Dom Jaime, o lançamento conjunto “é uma gota de água diante dos desafios, mas traz alentos de esperança em virtude de um mundo melhor para todos. Afinal, a sociedade nunca deve cruzar os braços”, frisou.


Grito dos Excluídos
O primeiro lançamento da noite foi o da 16ª edição do Grito dos Excluídos que traz o lema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. De acordo com o Padre João Barbosa que lançou a iniciativa, o evento acontecerá, na Diocese, no dia 4 de setembro, na Paróquia Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, bairro Monte Castelo, em Campina Grande. “Convidamos a todos para que este grito seja realmente uma oportunidade de mostrar para a sociedade que estamos unidos buscando uma vida melhor para os filhos de Deus”, frisou.


Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra
A solenidade também contou com o lançamento do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra que está sendo organizado nacionalmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Segundo Vanúbia Martins, “é preciso ver o direito à terra como um direito à vida, por isso o país precisa limitar a propriedade desse bem favorecendo para que todos possam usufruir de um pedaço dele”. As pessoas presentes no auditório da Cúria já puderam realizar seus votos no plebiscito que terá como auge a Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro.


Campanha “Voto Vendido, Povo Vencido”

O último lançamento da noite foi o da Campanha “Voto Vendido, Povo Vencido” realizado pelo TRE-PB e que conta com a adesão da Diocese de Campina Grande e de todos os organismos representados na solenidade. A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PB, a Juíza Federal Niliane Meira conclamou os presentes a serem multiplicadores da campanha. “Embora o tempo urja para que a fome seja saciada, urge mais por uma mudança para que não paguemos por um voto mal dado”, frisou. A equipe da EJE estará em Campina Grande, no período de 2 a 4 de setembro, promovendo palestras em escolas e eventos para difundir a campanha.



Fonte: Pascom – Diocese de Campina Grande