Após 25 anos, a Assembléia Geral da ONU volta novamente a focar os jovens em suas ações com a proclamação de 2010 o ano Internacional da Juventude, que começará oficialmente em 12 de agosto.
O Objetivo proposto pela organização é encorajar o diálogo e compreensão entre gerações e promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade.
A Assembléia Geral da ONU pediu o apoio local e internacional de governos, sociedade civil, indivíduos e comunidades ao redor do mundo para celebrar o evento. Segundo a ONU, o Ano Internacional da Juventude também deve servir para estimular jovens na promoção de progresso, com ênfase nas Metas de Desenvolvimento do Milênio.
As Metas incluem a redução de uma série de males sociais até 2015, como a extrema pobreza, a fome, a mortalidade materna e infantil, a falta de acesso à educação e cuidados de saúde.
Para lembrar: Em 1985, a ONU declarou o ano mundial da Juventude com o slogan "Participação, Desenvolvimento e Paz",
Colaboração: Nações Unidas/Brasil
Fonte: http://www.femanet.com.br
28 de julho de 2010
20 de julho de 2010
Arrecadação I Momento da Juventude
No dia 18 de Julho, foi realizado o I Momento da Juventude da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Esse evento foi preparado por jovens que participaram do EJC, levando até outros jovens lazer, diversão e adoração, tendo como foco principal aproximar a juventude de Deus. Houve arrecadação de alimentos para o Retiro Segue-me Jovem 2010, contabilizando:
* Um fardo de feijão;
* Vinte e nove quilos de arroz;
* Trinta e oito quilos de açucar;
* Dezessete quilos de cuz cuz;
* Nove quilos de macarrão.
16 de julho de 2010
I Momento da Juventude - Catolé
"Irei ao altar de Deus, Deus que é a alegria da minha juventude"
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus realizara no dia 18 de Julho de 2010 o Primeiro Momento da Juventude. Será uma tarde de diversão, louvor, adoração, onde todos os jovens demonstrarão toda sua alegria que vem do SENHOR, a força e voz da juventude que clama por mais de Deus!
Contamos com sua presença!!
14 de julho de 2010
Festival Nacional de Música e Poesia - A Cor da Juventude
Já estão abertas as inscrições para o 1º Festival Nacional de Música e Poesia da Pastoral da Juventude do Brasil. A intenção é motivar o surgimento de novas músicas e poesias e divulgar a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens. Os melhores trabalhos serão exibidos na TV Século 21.
Foram meses de discussões, cerca de mil e-mails partilhados, três reuniões virtuais pelo MSN, além de sugestões, cotações e outras tarefas, como a votação para escolha do nome do concurso, definido pelos internautas como “A cor da Juventude”.
O concurso é aberto para qualquer pessoa, grupo ou banda que defenda o direito à vida da juventude. Para participar é preciso fazer um cadastro no site do Festival e gravar um vídeo com uma composição inédita com o tema “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”. O arquivo deverá ser disponibilizado no YouTube e o prazo para as inscrições termina no dia 5 de agosto.
Festival virtual
O Festival nasceu após um bate-papo entre um jovem e uma religiosa no MSN. Evandro Marquesone e Ir. Sandra Maria conversavam sobre os temas em discussão no Yahoo! Grupos da Pastoral da Juventude. “Eu disse que estava pensando em escrever algo sobre música em nossos grupos e paróquias. Então ela sugeriu a realização de um festival”, relata Evandro.
Depois de divulgar a ideia, segundo Evandro, várias pessoas aderiram e foi até necessário criar um grupo virtual específico para a organização do concurso. “O que no início seria somente um simples festival de música tomou outros rumos bem mais ousados”, conta.
A comemoração de Evandro é porque em novembro, após o processo de seleção e votação, 10 músicas e 10 poesias serão gravadas no programa "Arena do Som" da TV Século 21.
A coordenação do Festival, composta por jovens da Pastoral da Juventude de várias regiões do país, ainda trabalha para conseguir a produção de um DVD e a gravação de um CD com os melhores trabalhos.
O resultado final será divulgado no dia 15 de novembro. O regulamento, textos de apoio e outros detalhes sobre o concurso estão disponíveis no site
www.acordajuventude.com.br
Fonte: http://www.pjcampinagrande.com.br/pj/
12 de julho de 2010
Sobre a PJ
A História da Pastoral da Juventude
"O jovem é o melhor apóstolo do próprio jovem" (Paulo VI).
A PJ é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para a difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social. A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois momentos distintos.
O primeiro com a chamada Ação Católica Geral (de 1932 a 1950), e o segundo momento da Ação Católica Especializada (de 1950 a 1960). Com a Ação Católica Especializada e os seus grupos JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica) percebemos o início de um novo modelo de pastoral com os jovens. A PJ herdou muita coisa deste período, como o método Ver-Julgar-Agir; uma prática transformadora a partir da realidade; a descoberta da dimensão política da fé; o protagonismo dos jovens e a presença do Deus Libertador nas lutas do povo. Mas o surgimento de uma PJ Orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria CNBB e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos do América-latina acorridas em Medelin (1968) e Puebla (1979).
A Pastoral da Juventude nasce quando você entra para o grupo de jovens. O grupo de jovens é o ponto de partida desta história. Ele é o ponto de partida, se não for um grupo isolado. Pastoral da Juventude é a teia que une os grupos de jovens de uma cidade, de uma região, de uma diocese ou do Brasil e, ainda, de toda América Latina Podemos dizer que é uma articulação. Articulados como os membros do nosso corpo: diferentes, mas integrados.
Esta rede tem pontos em todas as cidades; é do tamanho da América Latina e está funcionando, mais efetivamente, desde o começo dos anos de 1980. Existem encontros, assembléias, reuniões e outras formas de o pessoal se encontrar para decidir coisas que ajudem na evangelização da juventude. Elaboram-se, até, “planos” e “atividades” para que todos os grupos do Brasil possam participar da mesma caminhada, o que é muito bonito. É algo grandioso, porque é feito por jovens. Os jovens, através de coordenações, vão decidindo o que é melhor para o caminho e contam com a ajuda de pessoas adultas, chamadas “assessores/as”. São pessoas, que vão ajudando, questionando e trabalhando a formação. Acompanham os jovens e os grupos de jovens no caminho para que estes possam ser sempre mais protagonistas de sua história.
Muita gente foi organizando e tecendo essa teia da história da Pastoral da Juventude no Brasil: jovens que, muitas vezes, passaram pelas coordenações e outro tanto de adultos que prestaram o serviço da assessoria. Uma pastoral dos jovens e para os jovens. Em 1992, depois de conseguirem 500 mil assinaturas, os jovens conseguiram que a Campanha da Fraternidade tivesse o jovem como tema. Nada foi fácil e, por isto, esta história é carregada de sabor. Aliás, em que ano você entrou para o grupo? Como você pode continuar esta história?
“Só uma Juventude organizada, será uma juventude forte”. (PUEBLA, 1185/1188).
“O Espírito do Senhor está sobre nós, consagrou-nos com a missão de levar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação das vistas, libertando os oprimidos e proclamando o ano de Graça do Senhor.” (Lucas 4, 18-19)
1 - A missão é que dá vida e sentido para a Pastoral da Juventude. É o eixo determinante. É nosso agir concreto de jovens que participamos da comunidade eclesial e damos testemunho de nossa fé, inspirados na pessoa de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo.
2 - A PJ, como parte da Igreja Latino-americana, assume a Evangélica opção pelos pobres e jovens. E nós, jovens protagonistas da PJ, vamos ao encontro de todos os jovens nas diversas realidades eclesiais e sociais, sendo sensíveis e solidários às suas dores e desejos, alegrias, necessidades, potencialidades, anseios… Queremos que todos nós jovens, sejamos comprometidos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania. Queremos ser capazes de denunciar profeticamente as estruturas e situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da vida.
3 - Por isso, buscamos descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos. Procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem jovens que contribuam para transformar a realidade e concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR.
"O jovem é o melhor apóstolo do próprio jovem" (Paulo VI).
A PJ é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para a difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social. A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois momentos distintos.
O primeiro com a chamada Ação Católica Geral (de 1932 a 1950), e o segundo momento da Ação Católica Especializada (de 1950 a 1960). Com a Ação Católica Especializada e os seus grupos JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica) percebemos o início de um novo modelo de pastoral com os jovens. A PJ herdou muita coisa deste período, como o método Ver-Julgar-Agir; uma prática transformadora a partir da realidade; a descoberta da dimensão política da fé; o protagonismo dos jovens e a presença do Deus Libertador nas lutas do povo. Mas o surgimento de uma PJ Orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria CNBB e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos do América-latina acorridas em Medelin (1968) e Puebla (1979).
A Pastoral da Juventude nasce quando você entra para o grupo de jovens. O grupo de jovens é o ponto de partida desta história. Ele é o ponto de partida, se não for um grupo isolado. Pastoral da Juventude é a teia que une os grupos de jovens de uma cidade, de uma região, de uma diocese ou do Brasil e, ainda, de toda América Latina Podemos dizer que é uma articulação. Articulados como os membros do nosso corpo: diferentes, mas integrados.
Esta rede tem pontos em todas as cidades; é do tamanho da América Latina e está funcionando, mais efetivamente, desde o começo dos anos de 1980. Existem encontros, assembléias, reuniões e outras formas de o pessoal se encontrar para decidir coisas que ajudem na evangelização da juventude. Elaboram-se, até, “planos” e “atividades” para que todos os grupos do Brasil possam participar da mesma caminhada, o que é muito bonito. É algo grandioso, porque é feito por jovens. Os jovens, através de coordenações, vão decidindo o que é melhor para o caminho e contam com a ajuda de pessoas adultas, chamadas “assessores/as”. São pessoas, que vão ajudando, questionando e trabalhando a formação. Acompanham os jovens e os grupos de jovens no caminho para que estes possam ser sempre mais protagonistas de sua história.
Muita gente foi organizando e tecendo essa teia da história da Pastoral da Juventude no Brasil: jovens que, muitas vezes, passaram pelas coordenações e outro tanto de adultos que prestaram o serviço da assessoria. Uma pastoral dos jovens e para os jovens. Em 1992, depois de conseguirem 500 mil assinaturas, os jovens conseguiram que a Campanha da Fraternidade tivesse o jovem como tema. Nada foi fácil e, por isto, esta história é carregada de sabor. Aliás, em que ano você entrou para o grupo? Como você pode continuar esta história?
“Só uma Juventude organizada, será uma juventude forte”. (PUEBLA, 1185/1188).
A Missão da Pastoral da Juventude
1 - A missão é que dá vida e sentido para a Pastoral da Juventude. É o eixo determinante. É nosso agir concreto de jovens que participamos da comunidade eclesial e damos testemunho de nossa fé, inspirados na pessoa de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo.
2 - A PJ, como parte da Igreja Latino-americana, assume a Evangélica opção pelos pobres e jovens. E nós, jovens protagonistas da PJ, vamos ao encontro de todos os jovens nas diversas realidades eclesiais e sociais, sendo sensíveis e solidários às suas dores e desejos, alegrias, necessidades, potencialidades, anseios… Queremos que todos nós jovens, sejamos comprometidos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania. Queremos ser capazes de denunciar profeticamente as estruturas e situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da vida.
3 - Por isso, buscamos descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos. Procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem jovens que contribuam para transformar a realidade e concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR.
Ato - Arrecadação para Alagoas e Pernambuco
Na tarde de sábado dia 26 de junho de 2010, A Pastoral da Juventude jutamente com os Jovens do Trupcando foram a algumas ruas das imediações da Igreja, em busca de donativos. Compareceram alguns jovens da PJ e mais de 15 voluntários do Trup no quais em passeata com um carro com músicas juninas coseguiram arrecadar a seguinte lista:
* Mais de R$ 45,00
* 35 Kg de Arroz
* 20 pacotes de Cuscuz
* 18 Pacotes de Macarrão
* 4 Pacotes de Nissin Miojo
* 1 lentilha
* 6 Kg de Feijão
* 2 Kg de Farinha
* 2 Sacos de Leite em pó
* 6 Pacotes de Biscoito Cream Cracker
* 3 Pacotes de Café
* 1 Saco( 4 un.) de Papel Higiênico
* 2 Sabonetes
* 1 Pasta de Dente
O arrecadado já foi enviado,no mesmo dia, a algumas famílias em Pernambuco conhecidas dos Jovens da igreja.
Assinar:
Postagens (Atom)