9 de agosto de 2010

1º Encontro reúne 30 articuladores da Pascom em CG


Cerca de 30 articuladores da Pastoral da Comunicação (Pascom), oriundos de várias paróquias, pastorais, movimentos e serviços, o que significou representações de todos os zonais e dimensões da Diocese de Campina Grande, participaram do 1º Encontro de Articuladores da Pascom. O evento foi realizado no último sábado, dia 7, no Centro Pastoral da Catedral.
 
O encontro foi aberto oficialmente, no início da manhã, com uma acolhida feita pelo Vigário-Geral da Diocese, Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, que ressaltou a importância da comunicação para a evangelização. Em seguida foi proferida uma palestra sobre a “Espiritualidade da Pascom”, pelo Seminarista Adeildo Ferreira, um dos coordenadores da pastoral na Diocese.
 
“Antes de tudo se faz necessário ter claro que o trabalho da Pascom precisa se desenvolver na busca pelo aperfeiçoamento de quatro elementos indispensáveis: qualidade, competência, espiritualidade e pastoralidade”, frisou o coordenador.
 
No final da manhã, todos os articuladores presentes partilharam as experiências de comunicação existentes em suas paróquias, pastorais, movimentos e serviços. A programação continuou com o repasse, feito pela coordenação da pastoral, do 2º Encontro Nacional da Pascom, realizado no último mês de julho, em Aparecida (SP), e, em seguida, com um vídeo sobre a Pascom da Arquidiocese de Salvador (BA).
 
À tarde, o destaque foi para os trabalhos em grupo, onde os presentes buscaram responder ‘Como implantar a Pascom na paróquia em que sou membro?’ e ‘Como implantar a Pascom em todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese?’.
 
De acordo com o articulador da Pascom diocesana, o jornalista Rodrigo Apolinário, o encontro fortaleceu o trabalho da pastoral. “A articulação da Pascom na Diocese de Campina Grande deu grandes passos este ano com o Mutirão de Comunicação e agora com este encontro, o que estimula os agentes a caminharem com segurança”, frisou.
 
Para este segundo semestre, o trabalho continuará nos zonais e paróquias. “Este encontro fortaleceu o laço entre a coordenação diocesana e as paróquias, pastorais, movimentos e serviços. A partir de agora, serão feitas formações nos zonais da Diocese buscando estimular os padres e agentes pastorais para que a Pascom possa contribuir cada vez mais com a eficácia da evangelização”, concluiu.

Pastoral da Comunicação 
Diocese de Campina Grande